(19)3841-6405
iesf@sfrancisco.com.br

Institucional

A origem da IESF – Instituição de Ensino São Francisco – remonta ao ano de 1996, quando surgiu o Colégio Integrado São Francisco. Pode-se dizer que o Colégio foi a célula embrionária que tornou possível o surgimento, mais tarde, da IESF.

O Colégio Integrado São Francisco teve como meta inicial o atendimento à demanda de Ensino Supletivo Fundamental e Médio. A seguir, passou a ministrar cursos técnico-profissionais, particularmente nas áreas de Enfermagem; Administração e Farmácia.

Os alunos que frequentaram os referidos cursos, identificados com o sistema pedagógico do Colégio, passaram a exigir da administração do mesmo a instalação de cursos superiores nas suas respectivas áreas. Isto para que tivessem oportunidade de complementar os seus estudos, objetivando melhorar as suas qualificações profissionais.

Desta forma, em 2003, a administração do Colégio resolveu providenciar a documentação, junto ao Ministério da Educação, com a finalidade de solicitar a autorização de funcionamento dos Cursos de Graduação de Bacharel em Enfermagem e de Bacharel em Administração. 

Tendo sido aceita a solicitação, o Ministério da Educação vistoriou as instalações, aprovando-as plenamente. A seguir, foi publicada no Diário Oficial da União, a autorização de funcionamento da IESF. Desta forma, estando os dois cursos de graduação – Administração e Enfermagem – devidamente autorizados pelo Ministério da Educação e tendo sido realizado o Processo Seletivo, tiveram início em 2004 as aulas das duas primeiras turmas dos cursos de graduação de Bacharel em Enfermagem e Bacharel em Administração. Ao longo dos anos seguintes, os Processos Seletivos para ingresso nos dois cursos foram bastante concorridos formando, nos anos subsequentes, novas turmas de alunos para as respectivas graduações.

Os próprios alunos dos cursos de graduação da Instituição de Ensino São Francisco – IESF – verificando as crescentes exigências de maior escolaridade do mercado de trabalho pleitearam, junto à direção da IESF, a instalação, na mesma, de cursos de pós-graduação.

Desta forma foram instalados na IESF os seguintes cursos de pós-graduação: Especialização Lato Sensu: Administração e Estratégia Empresarial; Gestão e Docência no Ensino Superior; Enfermagem em Urgência e Emergência; Programa Saúde na Família(PSF) e Saúde Mental. A IESF conta ainda com o Curso de Extensão em Dificuldade de Aprendizagem, destinado a profissionais graduados e vinculados à área de Educação.